quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Inteligência Visual Espacial


Esta inteligência desenvolve-se a partir de um apuramento das percepções sensoriomotoras, que permitem uma boa discriminação das cores, das formas, das texturas, das dimensões e das relações espaciais. Os indivíduos com este tipo de inteligência têm também um bom domínio da coordenação óculo- manual e da coordenação motora, pelo que conseguem recriar as suas experiências visuais sob diferentes formas, incluindo vários tipos de arte. Trata-se de pessoas que frequentemente pensam com imagens e que se lembram facilmente das imagens visuais, dos pormenores do que observam e das relações entre as coisas no espaço.

PARA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA VISUAL ESPACIAL:

- Mostrando filmes e outros materiais audiovisuais sobre as matérias abordadas nas aulas.
- Utilizando posters, desenhos, pinturas, ilustrações e outras formas visuais de exploração de temas nas aulas.
- Ensinando técnicas de estudo visuais, como, por exemplo, a utilização de sublinhados coloridos ou a elaboração de mapas de ideias, gráficos ou esquemas.
- Levando-os a analisarem o que rodeia um texto antes de iniciarem a sua leitura (título, subtítulos, imagens, gráficos, etc.) e a preverem o seu conteúdo, visualizando mentalmente imagens relativas a ele e aos conhecimentos prévios que têm sobre o assunto.

Exemplos de pessoas com Inteligêncial Visual Espacial:

Escultores, pintores, arquitetos e os jardineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário