segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sites Educativos




Contrapondo-se a essa visão unidimensional da inteligência, a Teoria das Inteligências múltiplas concebe a escola de maneira totalmente diferente. Considera que os indivíduos possuem potenciais e estilos cognitivos específicos, sua concepção de escola é completamente oposta àquela em que o individuo era visto meramente como um ser passivo, receptor de informações, não atuando como ser ativo.
Na Teoria das Inteligências Múltiplas a escola está centrada no individuo. O objetivo principal deve ser o de possibilitar o desenvolvimento de todos os tipos de inteligências, ajudando os indivíduos a atingir os objetivos profissionais e pessoais característicos de sua inteligência.
A contribuição dos sites educativos no processo ensino-aprendizagem é que eles oferecem uma visão multidisciplinar dos conhecimentos, valorizam outros tipos de inteligências, além da lingüística e da lógica-matemática e permitem ao aluno acessar diretamente o assunto desejado.
Os sites educativos ampliam a fantasia e permitem ao educando estudar como desejar, quando achar oportuno, permitem ao mesmo percorrer assuntos, matérias na direção e no ritmo que ele determinar.
A Internet e, portanto os sites educativos estimulam essa inteligência visto que suportam várias formas de comunicação, como por exemplo, o rádio, jornal, revistas, televisão e através da comunicação sincrônica como, por exemplo, em salas de bate papo, ou com grupos de outros alunos para efeitos de trabalho escolar ou de sociabilidade em comunidades virtuais baseada em textos.
Através de programas de simulação, o aluno pode desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados, como as simulações usadas em física e química, muitas delas dificilmente possíveis de serem analisadas de forma real pelos alunos.
Os sites educativos através da realidade virtual tornam possível explorar novas dimensões da composição musical, instrumentos e peças que seriam difíceis de serem disponibilizados pelas escolas.
O estimulo a essa inteligência nos sites educativos é notório em jogos de xadrez, visto que impõe ao jogador a necessidade de antecipar lances e imaginá- los viáveis ou não.
Gardner na sua teoria das Inteligências Múltiplas revela que a inteligência não constitui apenas um elemento neurológico isolado, independente do ambiente
Todas as nossas inteligências nada mais são do que segmentos componentes de uma ecologia cognitiva que nos engloba. O individuo, portanto, não seria inteligente sem sua língua, sua herança cultural, sua ideologia, sua crença, sua escrita, seus métodos intelectuais e outros meios do ambiente.
A utilização dos sites educativos, assim como dos ambientes virtuais de aprendizagem permitem ampliar a capacidade de pensar de modo inimaginável. Os sites educativos estimulam o aprendizado pelas características multissensoriais e lúdicas, abrem um amplo espaço para as escolas, possibilitando atividades como visita a museus, construção de modelos, realização de experiências cooperativas entre escolas, estabelecimento de discussões criativas, absorção de modelos abstratos, oportuniza a comunicação com estudantes de outras culturas, possibilita ao aprendiz realizar um experimento em seu próprio ritmo, ativa a participação e motivação e estimula a criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário